quinta-feira, 23 de outubro de 2008

CHEGOU A VEZ DA BIBLIOTECA ESCOLAR

BIBLIOTECA ESCOLAR
Construção de uma rede de informação para o ensino público

AÇÃO MOBILIZADORA

Uma ação mobilizadora é um processo que visa irradiar idéias novas, convencer setores da sociedade para obter sua adesão, agregar parceiros em prol de romper interesses pessoais, doutrinários ou corporativos, para constituir uma melhor qualidade de vida para os cidadãos que dela se beneficiam.

A ação mobilizadora desencadeada pelo sistema CFB/CRBs em prol da construção justa de um cidadão íntegro e consciente não se esgota nela mesma, pelo contrário, serve a um fim coletivo, que no caso, é a educação de todas as crianças brasileiras.

A biblioteca escolar é um instrumento de desenvolvimento do currículo e permite o fomento da leitura e da formação de uma atitude científica; constitui um elemento que forma o indivíduo para aprendizagem permanente; estimula a criatividade, a comunicação, facilita a recreação, apóia os docentes em sua capacitação e lhes oferece informação necessária para tomada de decisão na aula (OEA, 1985, p. 21-22)

PERSPECTIVAS DA AÇÃO

♦ SOCIAL - Contempla prioritariamente, a sociedade como público alvo beneficiário.

♦ PROFISSIONAL - Melhoria de qualidade de perfil do bibliotecário envolvido.

♦ EDUCACIONAL - Fortalece a biblioteca escolar na Rede Pública de Ensino.

♦ FILOSÓFICO - Leitura e pesquisa levam o usuário da informação a dar um passo à frente.


http://www.abdf.org.br/principal2/index.php/notas-mainmenu-77/13-notas/239-chegou-a-vez-da-biblioteca-escolar?tmpl=component&print=1&page=

Nenhum comentário: